Emprestimo - Imagem por @rafastockbr / freepik / editado por Jornal Contábil

INSS reajusta os juros do crédito consignado

Emprestimo - Imagem por @rafastockbr / freepik / editado por Jornal Contábil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) reajustou os juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas. Com a mudança, o crédito pessoa passou de 1,80% para 2,14% e o cartão de crédito de 2,70% para 3,06%.

Nesta segunda-feira (6), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou por unanimidade a ampliação dos juros do consignado.

Isso se deve, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, à alta de juros, à Selic, e à inflação, o que levou os valores a serem corrigidos.

Quem solicita o crédito consignado tem as parcelas descontadas diretamente no valor do benefício do aposentado ou pensionista do INSS. O valor a ser descontado vai depender de quanto o beneficiário quer tomar de crédito, e também do pagamento que recebe por mês. Já que o valor não pode comprometer a renda do segurado.

A decisão do CNPS passará a valer assim que for publicada e em seguida a Dataprev vai adequar os sistemas para a adoção dos novos valores.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é a favor da alta nas taxas que, segundo a instituição, vai possibilitar que os bancos continuem oferecendo a linha de crédito para os segurados do INSS.

A Federação afirmou que o principal custo das operações de crédito consignado é o de captação. A instituição também entende que a modalidade de empréstimo é importante na vida dos segurados por ser mais barata. 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que mesmo sendo reajustada as taxas de juros do consignado, ela continuará sendo a menor do país desde 2015.

Veja como você pode consultar o extrato de empréstimo do INSS?

Para você ter acesso aos extratos dos empréstimos vinculados ao seu benefício, deve consultar através do aplicativo Meu INSS ou site.

Acesse o Meu INSS usando o login;

depois clique na opção “Extrato de empréstimo”;

nos casos em que houver o recebimento de mais de um benefício previdenciário, será necessário consultar um por vez;

deverá verificar as informações do benefício e a margem consignável na tela;

É possível imprimir o comprovante, basta clicar em “Baixar PDF”.

Somente quando o segurado permite é que os descontos de empréstimos podem ser descontados diretamente na folha de pagamento.

Quem sofrer assédio ou abuso de financeiras, vai poder pedir a devolução dos valores descontados. 

O post INSS reajusta os juros do crédito consignado apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.


INSS reajusta os juros do crédito consignado